quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Arte na Pré-História

 
.


 
 
 
FIQUE LIGADO!
Arte na Pré-História
Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da Pré-História. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Alimentavam-se da caça, da pesca e da coleta de frutos.
Dois fatos foram muito importantes neste período: o homem aprendeu a fazer o fogo, com o qual se aquecia e afugentava os animais, e a utilizar pedras lascadas, confeccionando instrumentos para caçar, guerrear e realizar entalhes nas paredes. “Daí o primeiro período da Pré-História ser chamado de “Período da Pedra Lascada” ou Paleolítico”.
Mesmo construindo um instrumento, nota-se que o homem primitivo importava-se com a forma e a beleza das peças.
O homem pré-histórico costumava se abrigar em cavernas e em cabanas improvisadas com ramagens, ossos e peles de animais. É nas cavernas que encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo homem. São verdadeiros “Salões de Arte” com pinturas de ursos, cavalos, bisões, etc.
A teoria mais aceita, ao motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas cavernas, é a de que eles eram caçadores e acreditavam na magia dessas imagens. Tudo o que conseguissem desenhar poderiam dominar, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal, desenhando-o ferido mortalmente, desta forma, podendo dominá-lo com facilidade.
As pinturas na Pré-história eram representações da natureza, tudo para garantir uma boa caçada e, consequentemente, a sobrevivência.
CURIOSIDADE.
Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas, misturando carvão, sangue e gorduras de animais com terra, geralmente terra avermelhada por ser rica em minérios. Utilizava os dedos e também pinceis rudimentares, como gravetos e tocos de madeiras, conforme alguns objetos encontrados por arqueólogos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores