sábado, 9 de fevereiro de 2013

Gibi e a sua origem

.

.



A ORIGEM DA PALAVRA GIBI

Em 1934, aqui no Brasil, os jornais “A Nação” e “O Globo” fizeram muito sucesso com os encartes de quadrinhos infantis. O sucesso foi imenso, com picos de venda dos jornais nos dias em que os suplementos estavam presentes.
Detalhe: esses mesmos jornais eram vendidos nas ruas por meninos, que aos berros anunciavam as manchetes.

Em 1937 surge a revista em quadrinhos “Mirim”, de Adolfo Aizen, onde as histórias passaram a ser publicadas de forma completa (uma revolução, pois nos suplementos elas eram divididas em capítulos!).

Em 1939, Roberto Marinho, do jornal “O Globo”, para competir diretamente com a revista Mirim, lança uma revista chamada “Gibi”. Veja que Gibi era apenas o nome da revista de História em Quadrinhos.

Na edição número 03 da revista “Gibi”, foi publicado um conto, que conta a história de um menino chamado Gibi.

revista Gibi  não foi a primeira revista em quadrinhos do Brasil, mas seu sucesso foi inegável, tanto que, até hoje, a palavra GIBI é denominação genérica de qualquer Revista de História em Quadrinhos no país (assim como ocorreu com as marcas Gillete para lâminas de barbear, Bombril para as palhas de aço e etc.).
De acordo com um antigo dicionário escolar do MEC, de 1965, Gibi significava menino, moleque.
Nos dicionários atuais a palavra já figura como sinônimo para Revista em Quadrinhos 

Ninguém mais pensa em chamar um menino de gibi! Neste caso, a palavra Gibi perdeu seu sentido de origem e passa a ter outro totalmente diferente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores