sábado, 16 de março de 2013

Ícones Bizantinos

.

.


Além dos trabalhos em mosaicos, os artistas bizantinos criaram os ícones, outra forma de expressão artística na pintura bizantina medieval.
A palavra ícone vem do grego, que significa imagem. Como trabalho artístico, os ícones são quadros que representam figuras sagradas, como o Cristo, a Virgem, os apóstolos, os santos e os mártires. Em geral são bastante luxuosos, bem ao gosto oriental pela ornamentação suntuosa.
Ao pintar os ícones, usando a técnica da têmpera ou da encáustica, os artistas recorriam a alguns recursos para realçar os efeitos de luxo e riqueza. Era comum revestir a superfície da madeira ou da placa de metal com uma camada dourada, sobre a qual pintavam a imagem, que seria o ícone. Para fazer as dobras das vestimentas, as rendas e os bordados, retiravam com um estilete a película de tinta da pintura. Com esse procedimento, essas áreas com ranhuras adquiriam a cor de ouro do colocada no fundo. Muitas vezes, colavam na pintura, joias e pedras preciosas, e chegavam a confeccionar coroas de ouro para as figuras de Cristo ou de Maria. Essas joias, aliadas ao dourado dos detalhes das roupas, deixavam os ícones um aspecto de grande riqueza, de supervalorização.
Geralmente, os ícones eram venerados nas igrejas, mas não era raro encontrá-los nos oratórios familiares.


 
Referência bibliográfica: PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1999.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores