domingo, 14 de abril de 2013

Arte na Pré-História

 
.

 
.

Arte na Pré-História
Há milhares de anos, o homem é capaz de registrar e representar eventos relacionados à sua vida, por meio da expressão artística. Assim como pinturas, esculturas, dramatizações, ritmos musicais, entre outras manifestações artísticas. Hoje, denominamos Arte Pré-histórica as primeiras manifestações culturais efetuadas por homens e mulheres que viveram no Paleolítico (35.000 aC. – 10.000 aC.) e no Neolítico (10.000 aC. – Surgimento da Escrita). Naquele período, as pinturas eram sempre realizadas nas rochas, por isso são chamadas de “rupestre”. O local preferido eram as cavernas, onde se abrigavam do frio e fugiam de tudo que não podiam dominar na natureza. Em geral, os desenhos eram mãos humanas, animais de caçada, mamutes, bisões e, também, desenhos fantasiosos como o unicórnio. Já no Paleolítico superior, realizaram também trabalhos em escultura, notando-se a ausência de figuras masculinas e predominando as figuras femininas. Destaca-se a “Vênus de Willendorf”.
Alguns pesquisadores defendem que as pinturas rupestres seriam de ritual para atrair a boa sorte nas caçadas, enquanto outros acreditavam e acreditam na função didática aos futuros caçadores. Uma forma de ensinamento à caça. A confecção de potes e vasilhas de cerâmicas está relacionada à sedentarização, pois com a agricultura, sentiam a necessidade de guardar e proteger os alimentos.
O homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construir as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu, ainda, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais. Por não precisar mais ter os sentidos apurados, do caçador do Paleolítico, teve seu poder de observação substituído pela abstração e a racionalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores