segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dança Caboclinho

.

.
Caboclinhos é uma dança folclórica executada durante o Carnaval, no Nordeste do Brasil, por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, colares, representam cenas de caça e combate.
Os instrumentos musicais são a gaita (flauta de apito ou pífano), duas maracas de zinco ou flandre e um surdo (bombo)de zinco coberto com couro de bode em ambos os lados.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Entendendo a Dança Indígena

.
.
ENTENDENDO A DANÇA INDÍGENA

A dança indígena, na sua origem, quando é dançada nas tribos pelos índios brasileiros, não possui a função de se apresentar para outras pessoas, como num espetáculo cênico.
A dança indígena está sempre ligada a um acontecimento muito importante, um ritual, pois ela existe dentro de uma cerimônia sagrada.
Observe e perceba os índios dançarem em suas tribos durante os rituais, quase sempre estão batendo “um dos pés” mais forte no chão, num compasso binário, para marcar o ritmo da dança e da música.
O que muda de uma dança indígena para outra é o significado de cada uma, a história que a dança está representando. A dança indígena é uma “dança dramática”.
A dança indígena pode ser para agradecer a colheita, para marcar a passagem do jovem à idade adulta, para saudar aqueles que chegam à aldeia, como muitos outros motivos especiais e sagrados.
Fique atento, a dança indígena original, dançada nas tribos, nunca são apresentadas sozinhas, pois elas sempre fazem parte de todo um ritual, que envolvem música, pintura corporal, comidas, e outras expressões artísticas.

domingo, 1 de setembro de 2013

A dança Índígena no Brasil: Introdução

.
.


A DANÇA INDÍGENA NO BRASIL
Introdução

Hoje em dia falamos muito pouco sobre os índios. Precisamos valorizar a cultura indígena.
Com o passar do tempo, as tribos indígenas foram ficando menores, mas ainda existem muitas, que seguem as tradições de suas famílias, morando em ocas, caçando, se aquecendo em fogueira, e fazendo tudo que o que é preciso para viver de forma natural, sem o uso de toda a tecnologia, que nós, “não índios”, utilizamos para viver atualmente.
O índio brasileiro, em contato direto com as florestas e todos os seres da natureza, possui uma sensibilidade tão apurada, que sente e vê todos os mistérios existentes como se fosse coisas sagradas. Por isso existe a necessidade de cultuar as suas crenças através de rituais sagrados.
Os principais elementos dos rituais indígenas são o canto e a dança. E a dança indígena, frequentemente, começa lenta e o seu compasso segue num crescente até um verdadeiro frenesi.
O Pajé é a figura mais importante numa tribo indígena, sendo o líder das cerimônias e o maior conselheiro.
A dança tem grande influência na vida social dos índios, simbolizando tudo que acontece no organismo dos índios, as coisas que ameaçam a saúde, as vitórias nas guerras e caçadas, o triunfo no amor, enfim, a dança está presente em todos os rituais indígenas.

Seguidores