domingo, 1 de setembro de 2013

A dança Índígena no Brasil: Introdução

.
.


A DANÇA INDÍGENA NO BRASIL
Introdução

Hoje em dia falamos muito pouco sobre os índios. Precisamos valorizar a cultura indígena.
Com o passar do tempo, as tribos indígenas foram ficando menores, mas ainda existem muitas, que seguem as tradições de suas famílias, morando em ocas, caçando, se aquecendo em fogueira, e fazendo tudo que o que é preciso para viver de forma natural, sem o uso de toda a tecnologia, que nós, “não índios”, utilizamos para viver atualmente.
O índio brasileiro, em contato direto com as florestas e todos os seres da natureza, possui uma sensibilidade tão apurada, que sente e vê todos os mistérios existentes como se fosse coisas sagradas. Por isso existe a necessidade de cultuar as suas crenças através de rituais sagrados.
Os principais elementos dos rituais indígenas são o canto e a dança. E a dança indígena, frequentemente, começa lenta e o seu compasso segue num crescente até um verdadeiro frenesi.
O Pajé é a figura mais importante numa tribo indígena, sendo o líder das cerimônias e o maior conselheiro.
A dança tem grande influência na vida social dos índios, simbolizando tudo que acontece no organismo dos índios, as coisas que ameaçam a saúde, as vitórias nas guerras e caçadas, o triunfo no amor, enfim, a dança está presente em todos os rituais indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores