domingo, 24 de novembro de 2013

Michelangelo - O Escultor

.


.
MICHELANGELO – O ESCULTOR
Michelangelo Buonarroti se dedicou a pintura e a arquitetura, mas a sua verdadeira paixão era a escultura. Teve sua formação sob o patrocínio de Lourenço de Médici. Até 1492 realiza a “Batalha dos Centauros”, uma escultura em mármore inacabada, que toma como modelo a antiguidade clássica, mostrando o intraduzível no espaço sombrio entre os homens e o centauro, destacando os corpos com diferentes figuras.
  Em 1496, lhe é encomendada uma estátua de Baco Ébrio, finalizada no ano seguinte, o cliente insatisfeito não lhe pagou o trabalho. Esta escultura apresenta um nu acompanhado de um pequeno sátiro.  
A escultura “Pietá”, encontra-se para visitação no Vaticano, em Roma. É uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor.
O “Davi” é considerado a sua obra prima. Foi realizada entre 1501 e 1504, é uma estátua em mármore que mede 5,17 m de altura. Devido à genialidade que sempre fora atribuída à obra, ela é considerada o símbolo máximo da República de Florença, Itália, sendo colocada diante do “Palazzo Vecchio”.
O projeto escultórico mais grandioso de Michelangelo seria a tumba do Papa Julio II. Mausoléu monumental que lembraria as tumbas imperiais, formado por mais de 40 esculturas. A escultura espetacular deste monumento é o “Moisés”, que se encontra na posição central.
Produz famosas tumbas em Florença entre 1520 e 1534. No mesmo período emergem de suas mãos deslumbrantes alegorias e quatro estátuas de base: O Dia, A Noite, A Aurora e O Crepúsculo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores