segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Arquitetura Grega

.

.

ARQUITETURA GREGA
 
Os gregos começaram a organizar suas cidades, as Polis, por volta do século 7 a.C.
Os gregos eram “politeístas”, acreditavam em vários deuses, por isso construíam vários templos para abrigar as esculturas dos deuses que admiravam.
A Acrópole é um lugar central e elevado, na cidade de Atenas, com um grupo de templos e prédios públicos, símbolo da democracia Ática.
O oráculo de Delfos era um santuário muito procurado naquela região. Hoje, podemos apreciar suas ruinas.
A arquitetura grega é estática, baseada no princípio construtivo de peso e sustentação, dominada pela HORIZONTALIDADE.
O maior exemplo da arquitetura grega é o TEMPLO, que possuía uma planta retangular muito simples.
Os templos eram construídos de preferência em elevações e não se destinava a reunião de fiéis, mas à simples morada da divindade. Em seu interior só entravam os sacerdotes.
O monumento típico da arquitetura clássica é o Parthenon, construído na Acrópole, durante o governo de Péricles. Este templo Dórico, majestoso, foi erguido para comemorar a vitória dos gregos sobre os persas.
Nos “tímpanos” dos “Frontões” das fachadas do Parthenon, o escultor Fídias representou, em esculturas, o nascimento de Atenea e sua disputa com o deus posseidon pelo padroado da cidade.
Fídias supervisionou a construção do Parthenon, que vem sendo até os dias atuais, o símbolo de Atenas.
O Parthenon é uma obra de nobres proporções, de harmonia perfeita. Construído em blocos de mármores com imensa precisão.
Grande parte das esculturas feitas por Fídias, que restaram, estão em museus para serem preservadas e estudadas.
Nos teatros gregos, o público se encontrava para votar as convocações políticas, em que nobres e trabalhadores tinham os mesmos direitos de voto.
No prédio teatral grego, acontecia, todos os anos, a celebração de teatro em homenagem ao deus Dionísio. Esta celebração durava vários dias.
Os maiores autores de tragédias no sec. V a.C. foram Esquilo, Sófocles e Eurípedes, e como representante das comédias, Aristófanes. 
No período clássico, encontramos os três estilos de arquitetura grega: o Dórico, o Jônico e o Coríntio. São facilmente reconhecidos pelo capitel e proporções da coluna.
- A coluna Dórica é a mais antiga, bastante usada pelos arcaicos: tem um capitel muito simples, uma verdadeira peça quadrangular sobre um suporte circular e convexo. Posta entre o FUSTE da coluna e a estrutura do teto. Não possui base, assentando-se diretamente no solo. 
- A coluna Jônica distingue-se por duas graciosas volutas no capitel. Ela é mais elegante que a Dórica, pois sua altura tem, geralmente, oito vezes o diâmetro da base e o fuste apresenta caneluras mais estreitas e profundas. No capitel Jônico, além das volutas, existem outros elementos decorativos.
- A coluna Coríntia tem no capitel folhas de acanto caprichosamente estilizadas. Nos demais elementos, conservam-se as linhas gerais Jônicas. O capitel coríntio é muito mais decorado, dando-lhe maior suntuosidade e luxo.
Essas três ordens da arquitetura grega, significou uma busca pela PERFEIÇÃO na arte de construir a cinco séculos a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores