sábado, 7 de dezembro de 2013

Arquitetura Barroca

.

A ARQUITETURA BARROCA

No século XVII, floresceu na Europa um estilo arquitetônico mais complexo que os outros, denominado Barroco.
Ele surge numa época em que havia uma sensação de que o avanço científico, representado pelo Renascimento, não oferecia mais respostas a todas as dúvidas do homem. Com isso, a contrarreforma ou reforma católica tentava, com toda teatralidade, exuberância e expressão do Barroco, trazer as pessoas de volta para aquela espiritualidade “perdida”. Por essa razão,  a arquitetura barroca ficou conhecida como arquitetura da Contrarreforma. O absolutismo monárquico também encontrou no Barroco o que necessitava para suas demonstrações de grandeza.
Esta nova forma de expressão artística começou a aparecer na Itália e logo se expandiu para toda a Europa e América Latina. O Barroco foi considerado uma forma de arte emocional, ao mesmo tempo caracterizado pela monumentalidade das dimensões, extravagância, exuberância, dinamismo das formas, teatralidade e excesso de ornamentações.
A arquitetura barroca teve como marcos iniciais a Igreja de Gesù (obra de Giacomo Vignola, em Roma) e o Baldaquino, da Basílica de São Pedro (obra de Bernini, no Vaticano); desse modo, essa forma de expressão artística surgiu em Roma e se expandiu por toda Europa, atingindo suas colônias na América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores