domingo, 15 de dezembro de 2013

Elementos das Igrejas Barrocas

.
.
Elementos do Barroco
Arquitetura
Observem este monumento. Parece uma fachada suntuosa de um prédio histórico, com uma fonte na frente, mas não é! É apenas uma fonte: A famosa “Fontana de Trevi”, em Roma. Assim se apresentou o barroco, como um cenário teatral, dramático, com muitas alegorias.
As fachadas das igrejas barrocas também apresentam elementos diversos, para atrair os fiéis: Curvas, volutas, colunas, imagens de santos, anjos, apóstolos..., com o tempo assumem enormes dimensões, se verticalizando, e também modificando o desenho de suas plantas baixas. No Brasil a simplicidade fica apenas na fachada, se diferenciando do movimento na Europa, com fachadas com linhas em diagonais sugerindo movimento.
Os elementos nos interiores das igrejas barrocas causam ilusão... A Igreja de Gesù, em Roma, a 1ª igreja barroca, possui uma fachada simples, mas seu interior um certo êxtase, com seu efeito de luz natural, o luxo dos metais preciosos utilizados no “túmulo de Santo Inácio”, uma escultura que é a “Alegoria da Religião derrubando a heresia e o ódio”, perceba os detalhes dos drapeados e o movimento que tem a escultura. 
Quanto drama!
O “Baldaqrino”, de Bernini, no interior da Basílica de São Pedro, em Roma, é um símbolo do barroco. Ele é monumental. Perceba a luminosidade que entra na igreja... Olha o tamanho do Baldaquino, em relação à pessoa parada próximo a ele. Suas colunas torcidas e ornamentadas são elementos próprios da arquitetura barroca. Formam espirais, gerando movimento. Junto as colunas torsas encontramos guirlandas, anjos, arcanjos e muita dramaticidade.
Os tetos e as cúpulas simulam o infinito, como nas pinturas de Andrea Pozzo.
A extravagância do luxo está no ouro aplicado nos interiores, deixando os fiéis encantados.
No Brasil, a Ordem Terceira da Penitência, no Rio de Janeiro, nos dá um exemplo desse luxo barroco.
Os elementos do barroco nas igrejas buscavam e ainda buscam conquistar os fiéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores