quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Igreja de São Francisco de Assis

.


.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 (OURO PRETO- MINAS GERAIS)

No século 18, quando o Brasil vivia o Ciclo do Ouro, o barroco surgiu por aqui. Assim, os altares e os púlpitos das igrejas barrocas eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados, com maior parte folheada a ouro, aproveitando a abundância do mineral no país.
Toda essa opulência e riqueza de detalhes podem ser observadas em várias igrejas de Minas. Mas talvez nenhuma delas simbolize tão bem as características do barroco brasileiro como a de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). Ela foi desenhada e ornamentada pelo maior artista brasileiro daquele período: Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho.
A fachada principal e o corpo da igreja de São Francisco de Assis têm forma curvilínea, uma característica nova trazida pelo estilo barroco, pois os templos religiosos até então costumavam ser retangulares. Suas duas torres arredondadas a torna ainda mais exuberante.
Nem todas as igrejas barrocas têm uma fachada tão trabalhada como a da São Francisco de Assis. No alto da porta principal vemos uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos franciscanos, e o medalhão redondo um pouco mais acima, que retrata São Francisco, de joelhos, recebendo as chagas de Cristo.
No interior da igreja de São Francisco de Assis, o altar-mor projetado por Aleijadinho e pintado por Manuel da Costa Athayde, possui uma peça de madeira em alto-relevo com acabamento de ouro, que mostra a exuberância da arte barroca.
Na São Francisco de Assis podemos ver três altares de cada lado da nave, dedicados a santos franciscanos.
O lavabo em pedra-sabão da sacristia é considerado uma obra ímpar de Aleijadinho. Retrata uma figura humana com olhos vendados representando as qualidades franciscanas: pobreza, fé, obediência e castidade.
Pinturas rebuscadas podem ser vistas em quase todos os templos barrocos. Mas nessa igreja temos uma curiosidade, que é a pintura de painéis em madeira, nas paredes laterais, com tintas azul e branca, para simular os azulejos portugueses, apresentando os episódios da vida de Abraão. Mestre Ataíde, que era filho de escravos e portugueses fez as peles dos anjos dos painéis com a pele escura.
O teto da igreja de São Francisco de Assis também possui pinturas barrocas no teto, obra-prima de Manuel da Costa Athayde, que levou quase 11 anos para ficar pronta. O artista mostrou a ascensão de uma Nossa Senhora com traços mulatos, envolta numa grande revoada de anjos.

Fontes:
Vídeo - Canal: www.youtube.com/user/governodeminasgerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores